Esmolas de Tempo e os Estudos para Concurso

Há alguns dias escrevi um artigo sobre como estudar para concurso com a seguinte frase: “Deixe de dar esmolas do seu tempo para alcançar algo que exige muito mais do que isso”. Quando li essa frase foi tipo um soco no estomago, uma faca no peito, uma bolada na cabeça (já levei bolada na cabeça jogando handebol, dói muito!). A partir disso comecei a refletir sobre minha relação com o tempo, os métodos de organização e estudo que adotei. Nesses anos (desde 2009) como concurseira tive que aprender muita coisa sobre tempo e organização (na marra, sabe como é?!). Vou dá um exemplo a vocês dentre vários que eu tenho.

concursos de nível médio - básicas

Sou viciada em novela, ou melhor, era! A primeira sacudida que a vida de concurseira me deu foi quanto as novelas.

Uma vez um prof de Dir. Constitucional chegou na sala e disse:

Tem uns alunos aqui que chegam pra mim com uma ladainha de que não tem tempo pra estudar, e eu pergunto logo quantas novelas ele assiste e a resposta geralmente é 2 ou 3 ! Então minha gnt pare de assistir novelas e vcs terão de 2 a 3 horas, no mínimo, por dia para o estudo.”

Meu povo eu assitia 3 novelas por dia, minto, assitia 4 (contando com Vale a pena ver de Novo). Foi difícil parar, mas hoje estou limpa, rsrsrs! Fui reduzindo a quantidade de novelas e hoje cheguei a 0. E substituí o meu vício por novelas, pelo o meu vício por Séries, q eu assisto no sábado a tarde, no domingo de manhã (eu estudo no domingo a tarde), ou depois de almoçar dependendo do meu Calendário de Estudos Semanal. Foi uma questão de adaptação e de perceber quais eram as minhas prioridades.

Aí entra a questão das ESMOLAS DE TEMPO, nós queremos a aprovação, então temos que priorizar a nossa preparação, o nosso tempo deve ser todo planejado visando potencializar as nossas horas de estudo.
Quantos disperdissadores de tempo nós temos na nossa vida, comece a pensar!
Dentre várias atitudes que eu tomei estão:

  1. Exclui todos os meu perfis em redes sociais (orkut, facebook, linkedin, e tantas outras) : Hoje uso Twitter, para seguir sites sobre concurso e concurseiros, e o Blogger para seguir blogs sobre Concurso. Quem quiser saber da minha vida me mande um email, na hora do meu “recreio” eu respondo.
  2. Desligo o celular quando estou estudando: Depois verifico as chamadas não atendidas, se houver alguma de mainha eu retorno, se for de outra pessoa, nem pensar!
  3. Visitas a parentes e amigos estou deixando para o Natal: Minha cunhada teve bebê a quase 1 mês e eu ainda não fui visitar a criança… rsrsrs

concursos de nível médio - específicas

Pouco a pouco as pessoas foram se acostumando. E quando a minha Posse chegar eu volto a fazer as coisas que deixei, ou talvez não, por que comecei a perceber o quanto desperdiçava o meu precioso tempo com coisas desnecessárias (estou falando das novelas, não do bebê! rsrs)

RESUMO DA ÓPERA: Não dedique “sobras de tempo” ao estudos! Analise o que é realmente essencial na sua vida e dê prioridade a ela! Será um aprendizado para a vida toda.

Autor: dicasdeconcursospublicos

Blog sobre as mais diversas reflexões sobre o universo dos concursos públicos.

Deixe um comentário

